terça-feira, 16 de março de 2010

Metodologia



A sociedade na Era da Informação caminha a passos largos. Passos que encurtam distâncias entre os seres humanos de forma avassaladoramente rápida. Tal fato nos leva a uma necessidade brutal de buscarmos uma contextualização do futuro que já acontece hoje. Este novo paradigma educacional determina a escola como sendo um ambiente criado para a aprendizagem, muito rica em recursos pedagógicos e tecnológicos. Um lugar capaz de possibilitar ao aluno a construção do conhecimento a partir de uma individualização estilística de aprendizagem. Neste cenário, o professor não é o único detentor do conhecimento, tampouco, um mero transmissor, mas ele assume o papel de um guia, um mediador, um co-parceiro do aluno, estimulando-o, sempre, a buscar, analisar e interpretar de forma crítica as informações colhidas na era em que ele se insere.

A informática necessita interagir com a educação para que se transponham as fronteiras do "educar convencional". As instituições de ensino precisam de uma renovação no modo de trabalhar os conteúdos programáticos das disciplinas. Algo capaz de propiciar ao educando uma maior eficiência na construção do seu conhecimento. Como também, em benefício do educador, capaz de transformar uma aula meramente expositiva em interativa, dinâmica, gostosa de participar e propícia à troca de resultados.

O desenvolvimento das atividades educacionais neste tipo de ambiente propicia o diálogo e, ensina o respeito aos diferentes pontos de vista, na medida em que todos contribuem para a realização das atividades (educador e educando), favorecendo a aprendizagem cooperativa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário